Natal é o Amor em Festa

Então é Natal… Como, iniciando, diz a bela melodia que caracteriza a época natalina…

Não obstante a influência mercantilista contida em toda publicidade midiática oportunista, especialmente nesta época, em que somos compelidos a criar costumes sociais de trocas de presentes, de mensagens já produzidas e prontas e não elaboradas pelo nosso sincero pensar e desejar profundo de nosso coração; não podemos deixar de observar e sentir o clima caloroso e amoroso que se instala nessas ocasiões. O que é deveras positivo, afinal, tudo que nos torna, de alguma maneira, mais alegres, amoráveis e fraternos, mesmo ocasionalmente.

Inclusive as belas decorações com que se enfeitam os lares, as ruas, e tudo que nos cercam, com a iluminação característica feérica, que nos encantam e produzem um efeito salutar de muita alegria, paz e harmonia. Ainda que o aspecto profano se acentue, em seus excessos e materialidade, há sempre algo em todo conteúdo festivo natalino que nos lembra Jesus. Por isso, e com a alegria que reina em todos os ambientes festivos nessa ocasião, podemos considerar como proveitoso e benéfico para todos de um modo geral, individual e coletivamente. O que podemos considerar, sob o aspecto espiritual, como centelhas do Amor Divino manifestado em suas variadas formas e simplicidade.

E precisamos aproveitar todas as oportunidades que se nos apresentem para manifestar nossa satisfação e contentamento, confraternizando com todos os nossos parentes e amigos, por serem os mais próximos de nós, com os quais compartilhamos nossa existência prática sob seus vários aspectos, em interação social. Sem esquecer da necessidade de sempre praticarmos a caridade, como atitude essencial na aplicação do verdadeiro cristianismo tal como o Divino Mestre nos ensinou e exemplificou. E até podemos sentir a manifestação da caridade, nos diversos movimentos sociais conclamando a população à doações em favor dos mais necessitados; como, entre outros, os tradicionais presentes do Natal, para as crianças, que assim têm seu momento de alegria e que tanto emociona beneficiados e beneficiários. Quem já participou de tais movimentos, ativamente, sabe bem de tal indescritível emoção a que me refiro e da felicidade que causam em todos os participantes.

Então é Natal… em que se comemora o início de um novo tempo, quando, há dois mil anos, um Espírito angélico anunciou à alguns simples pastores de ovelhas, a boa nova do nascimento do “Cristo Senhor”, como um ‘salvador’, e logo uma legião angelical se ajuntou e glorificou o momento aclamando: “Glória a Deus nas alturas, paz sobre a terra, boa vontade para com os homens.” (Lucas, 2: 1 a 20). Marcando a magnitude missionária do Divino Mestre Jesus, como modelo e guia para a Humanidade, que proclamaria depois, que o amor cobrirá a multidão de pecados e que o seu Reino não é deste mundo.

Neste contexto, vale lembrar as palavras do primoroso ser espiritual Emmanuel, quando nos disse “Jesus trazia consigo a mensagem da verdadeira fraternidade e, revelando-a, transitou vitorioso, do berço de palha ao madeiro sanguinolento. Irmão, que ouves no Natal os ecos suaves do cântico milagroso dos anos, recorda que o Mestre veio até nós para que nos amemos uns aos outros. Estendamos a simpatia para com todos e comecemos a viver realmente com Jesus, sob esplendores de um novo dia.”

       Natal! Boa Nova! Boa Vontade…” (o livro “Fonte Viva”, c. 180 / Chico Xavier).

Eis o verdadeiro significado do Natal e como deve ser lembrado e comemorado, fundamentalmente, em meio à alegria reinante, à doce sonoridade musical, à rica e bela decoração e iluminação que encantam e deixam no ar um clima de paz e confraternização. Então, ao ensejo, confraternizemo-nos efusivamente, certos de que o Natal é o amor em festa.

Devaldo Teixeira de Araújo.

https://blogdoteixeira.com/devaldo@hotlink.com.br

[Autorizada a divulgação desde que respeitadas a integridade e autoria do texto]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s