Observações Oportunas

Inicio esta reflexão lembrando outro texto já publicado – “A alegria de viver”, além de alguns mais de parecido teor, sobre a importância de nossas atitudes, sobretudo nas interações sociais, em função dos efeitos que podem causar na coletividade de que fazemos parte e que temos o dever de procurar torná-la sempre melhor, para uma coexistência em paz e harmonia. E mais uma vez pude observar isso acontecer de modo positivo, em mais uma experiência de vida, por estar atento e perceptivo ao que acontece em meu redor, como de costume.

Refiro-me agora ao comportamento irrepreensível de um funcionário atendente em mais uma sala de espera, em que presenciei o modo prestativo, simpático e atencioso, com que se houve ao decorrer de sua atividade profissional, para com todos que lhe indagavam por informações, solicitavam orientação ou ajuda, sempre atendendo com presteza, bom humor e inegável competência habilmente demonstrada; o que deixava todos visivelmente satisfeitos e proporcionando um clima de tranqüilidade e harmonia, como há muito tempo não via em tais ambientes coletivos.

O que me fez lembrar e refletir sobre a grande diferença em relação a outros ambientes da mesma natureza de atividade, ou mesmo de qualquer outra, mas, em que se observa infelizmente o contrário: de um lado um atendimento insensível e às vezes até desatencioso e por outro lado, usuários exigentes e igualmente insensíveis e desatenciosos, gerando um clima de insatisfação, discórdia e até alguma ocasional discussão, gerando então um ambiente tenso e desconfortável, difícil de lidar, como algumas vezes já presenciei e também ouvi comentários de outras pessoas sobre isso.

E que revela a importância da harmonia mental-espiritual onde quer que estejamos, principalmente nas interações sociais; advinda naturalmente do nosso modo de pensar e agir, que sempre gera um magnetismo psíquico da mesma natureza e teor, inclusive sempre influenciando individual e coletivamente a todos, de algum modo. E por isso, creio, a explicação para ambientes agradáveis ou desagraveis que encontramos, consoante o modo de ser, pensar e agir, individual e por conseguinte coletivo, das pessoas em torno de determinado local, fácil de perceber e sentir, formando um campo magnético de baixo teor, quando impregnado de negatividades que envolvem a todos os que assim sintonizarem. Daí porque as perturbações, discórdias e até violências que ocorrem em determinados lugares, como sabemos que muito acontece.

E recorro mais uma vez aos maravilhosos ensinamentos do iluminado Emmanuel, neste contexto, quando disse: “Não existem tarefas maiores ou menores. Todas são importantes em significação.

Não te isoles, pois, no orgulho com que te presumes superior aos demais.

A comunidade é um conjunto de serviço, gerando a riqueza da experiência. E não podemos esquecer que a harmonia dessa máquina viva depende de nós. …” (do livro “Fonte Viva, c. 122/psicografia de Chico Xavier)

Que resulta num aforismo ou máxima, como princípios a serem refletidos e seguidos por todos nós, para uma sociedade mais homogênea, gerando paz e harmonia.

Daí porque a necessidade do imprescindível esforço em nos educarmos com tais ensinamentos e tantos outros de que dispomos e encontramos quando sintonizados com o bem, como dádivas divinas, renovando e edificando nossas idéias, na busca da iluminação que nos torne mais fraternos, e assim, verdadeiramente cristãos. E não nos deixando levar pelas ilusões efêmeras do orgulho, da vaidade e do poder temporal, que sempre resulta em frustrações, quando não nesta mesma experiência em vida, certamente no limiar de nossa consciência espiritual a que culminaremos um dia, inevitavelmente.

Portanto, urge de todos nós a conscientização das verdades eternas, nos abstendo de conflitos e dissensões inúteis, certos de que, como disse o Divino Mestre Jesus: “Vós sois a luz do mundo.” (Mateus, 5:14)

Devaldo Teixeira de Araújo.

https://blogdoteixeira.com/ #   devaldo@hotlink.com.br

[Autorizada a divulgação desde que respeitadas a integridade e autoria do texto]

Anúncios

Um comentário sobre “Observações Oportunas

  1. Pingback: A Imprescindível Renovação | Blog do Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s