Busquemos o Equilíbrio Mental-Espiritual

Uma das maiores dificuldades que enfrentamos para alcançar o equilíbrio mental refletido em nossas atitudes, e, por conseguinte, a almejada felicidade – que nada mais é do que a paz de espírito: é a incapacidade de entendimento de nossa realidade espiritual, justamente pelo nosso estado de imperfeição que limita nossa compreensão nesse sentido. E justifico, como pensei e escrevi certa feita – a real e verdadeira felicidade é a paz de espírito – e ora repito, considerando impossível alcançarmos esse estado de felicidade, ainda que relativa, sem essa paz interior, que advém do equilíbrio mental-espiritual, que por sua vez depende da reflexão aprofundada sobre a compreensão dessa realidade.

Quando todos nós tivermos a compreensão plena de que somos espíritos eternos, em estágio reencarnatório terrestre para correção de erros pretéritos que persistem em nossa estrutura espiritual (perispírito) mesmo após várias reencarnações expiatórias ou de provações, e não somente sob o ponto de vista materialista, ateísta, ou sob o dogma religioso tradicional de uma existência única para os seres humanos enquanto espíritos; a razão nos tornará convictos e, ampliando o horizonte perceptivo de nossa visão espiritual, trará grandioso proveito, tornando-nos beneficiários de nós próprios, uma vez que:

– Assim, racionalmente, teremos que envidar todos os esforços possíveis em prol da coletividade, por todos os meios e em todos os aspectos, para que a sociedade e o mundo se tornem melhores, sabendo que poderemos aqui retornar numa próxima reencarnação, encontrando, então, um mundo melhor e mais desenvolvido, sempre mais;

– naturalmente, afastaremos de nós as idéias exclusivas de interesses individualistas, com a compreensão de que todos nós fazemos parte de uma só família universal, conforme asseverou o Divino Mestre: “…e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.” (João, 10:16.);

– não haverá mais razão para se cogitar do egoísmo que gera todas as mazelas sociais que ora enfrentamos, conscientes de que somos Espíritos eternos e precisamos tudo fazer pelos motivos já citados anteriormente, e assim, tudo que se fizer poderá nos beneficiar ou prejudicar, amanhã, ante a Lei de Causa e Efeito a que estamos subordinados, para toda a eternidade;

– a fraternidade, então, haverá de prevalecer, certamente, onde o mal não mais terá acesso, porque estaremos sempre em sintonia mental-espiritual com o bem, que predominará em todos os nossos meios, como resultado das mudanças que se efetuarão com a transição do nosso atual estágio espiritual de “expiação e provas” para o “plano de regeneração”. Imaginemos o quão seremos bem mais felizes – em paz e harmonia…

Estejamos atentos e persuadidos de que isto não é uma utopia! Sobrevirá no seu devido tempo, sem nenhuma dúvida. O que urge de todos nós a conscientização das imprescindíveis mudanças a que devemos nos empenhar de modo geral, individual e coletivamente, com o nosso necessário contributo, para que possamos aqui permanecer e usufruir desse maravilhoso estado d’alma, no porvir.

Em face do nosso estado atual de preocupações imediatistas, habitualmente ansiosos por soluções do mesmo teor, nos perguntamos: quando isso se dará? De que modo se processará? Como será possível ante o atual quadro de descalabros em todos os níveis?… E os Espíritos Superiores nos informam que a transição está em curso e se estabelecerá ainda neste Milênio, de que estamos apenas no início… E todo este hodierno quadro social evidencia os estertores do mal, ávido por perdurar-se, representado pelas influenciações malignas de toda sorte a que muitos se submetem pela sintonia espiritual e natural atração mental, gerando tudo isso.

Lembremo-nos de que somos Espíritos Eternos e, como tal, o que representa uma simples existência, ou mesmo algumas, de menos de um século, ante a idéia da eternidade? Que estejamos preparados, aptos para tanto!

Devaldo Teixeira de Araújo.

https://blogdoteixeira.com/ #   devaldo@hotlink.com.br

[Autorizada a divulgação desde que respeitadas a integridade e autoria do texto]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s