A Conscientização Espiritual e seus Benefícios

Tal como escrevi, tempos atrás, sob o título – A importância de saber-se Espírito , pude observar um exemplar comportamento que traduz bem aquela e esta reflexão, quando, recentemente, acompanhei o velório e o funeral de um grande amigo – professor Marcos Beltrão, a quem muito devo e à sua digníssima família, a oportunidade de estudar o Espiritismo e vivenciar isso na prática da caridade junto com todos os seus familiares.

Lembro-me, então, das muitas oportunidades em que, nas reuniões que o mesmo fazia em sua residência com a família e convidados a que ele próprio denominava de “Núcleo Espírita Corrente Esperança”, com o contributo de seu inesquecível irmão Mauro, que ajudou a tantos, com seu grande potencial mediúnico e que o precedeu no fenômeno do desencarne. Foram reuniões em que muito estudamos o Evangelho de Jesus sob a ótica espírita… A sua convicção firme, a experiência oratória como professor durante toda sua existência e a serenidade como se expressava, com simplicidade, nos serviu de ensinamentos e exemplo de atitude cristã, junto a sua esposa e companheira de jornada – D. Dulce e seus amados e amáveis filhos – Rodolfo, Rinaldo, Romero e Danyelle.

Como também me lembro das muitas vezes em que visitamos, periodicamente, abrigos de idosos, creches de crianças carentes ou abandonadas; o Hospital do Câncer de Recife, e até mesmo o Hospital e Vila da Mirueira – PE, onde se encontram portadores de hanseníase, devidamente assistidos, levando apoio material e espiritual a muitos. Assim como a distribuição de sopa para os desabrigados – moradores de rua. Tudo isso nos dava uma gratificante sensação de bem-estar, indescritível, sob o lema espírita “fora da caridade não há salvação”, com a orientação do professor Marcos. O que contribuiu, deveras, para o nosso aprimoramento, com o estudo e a prática, na busca da constante evolução moral-espiritual a que estamos incursos nesta jornada terrena. E por isso a nossa eterna gratidão ao nosso querido irmão – professor Marcos Beltrão, que, por tudo que foi em vida, seu extraordinário exemplo de cidadão e espírita, temos a convicção de estar sendo bem assistido e atuante em sua nova jornada espiritual junto ao irmão Mauro e tantos outros irmãos espirituais, a nos aguardar…

Mas, como intitulei e iniciei esta reflexão, refiro-me, sobretudo ao exemplar comportamento verdadeiramente espírita quando, nessas ocasiões, a ausência física deixa a todos momentaneamente entristecidos; contudo, nunca pesarosos e sim devidamente resignados, conscientes da realidade espiritual e, por isso, a certeza de que a ausência é apenas no plano físico, reconhecendo e aceitando os desígnios do Pai Celestial, para esta jornada terrena, enquanto se reinicia a espiritual. E foi o que pudemos observar e sentir na ocasião, as referências dos irmãos espíritas em sua memória, por dever de justiça e gratidão, com equilíbrio e serenidade, até o sepultamento. Como deve ser sempre, conscientemente, em paz e harmonia. Afinal, permanecemos em sintonia espiritual e assim, reflito essa conscientização como um grande benefício, já que afasta de nós a dor da incerteza, o desespero do apego à vida material, trazendo então pelo desconhecimento dessa realidade, o desequilíbrio e o sofrimento como se fora uma perda, como ocorre em alguns fatos dessa natureza.

E, embora com o respeito e a seriedade que o momento requer, confesso que, paradoxalmente, senti-me, no íntimo, serenamente feliz, convicto do seu tranquilo desenlace, por tudo que fez e construiu para a eternidade, que são os valores morais e até mesmo as provações e os sofrimentos porque passou, necessários para o aprimoramento espiritual a que todos temos que nos submeter para a glória do Espírito eterno.

Assim, com a conscientização da realidade espiritual e os benefícios que nos traz, sinceramente aclamo, neste contexto, como dever de justiça e gratidão: obrigado Professor Marcos Beltrão! Que Deus continue a iluminar e ampará-lo em sua nova jornada espiritual!

Devaldo Teixeira de Araújo.

https://blogdoteixeira.com/ #   devaldo@hotlink.com.br

[Autorizada a divulgação desde que respeitadas a integridade e autoria do texto]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s