O Simbolismo e a Mensagem da Cruz

      Meditando com os esclarecimentos do iluminado Espírito Emmanuel, entendemos que tudo o que se refere a Jesus, o Divino Mestre, guia e modelo para a humanidade como nos esclarecem os Espíritos superiores (Livro dos Espíritos – p. 625), reveste-se de exemplares lições para o aperfeiçoamento moral e espiritual do Ser humano.  E podemos perceber isso em todo o seu Evangelho, do berço à emancipação espiritual na cruz, como ora meditando sob o tema em epígrafe.  Porquanto o significado do Calvário vai muito além do simples enunciado -‘sacrifício de Jesus, com o Seu próprio sangue para a salvação dos homens’, como apregoam os religiosos tradicionais; porque revela muito mais que isso; esclarecendo e demonstrando a realidade espiritual; a capacidade de superação e a resignação – pela consciência da missão, do dever e da certeza da comunhão com o Pai Celestial; ensinando pelo exemplo, a caridade – como demonstrou amplamente em favor dos semelhantes; e exemplificando o perdão incondicional, até os últimos instantes, quando rogou: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. (Lucas, 23:34). Ou seja: o Amor em sua essência, em sua plenitude.

E lembrando o episódio da detenção de Jesus, que antecedeu seu julgamento e sua crucificação, em que o Mestre, ante a reação defensiva do apóstolo Simão Pedro que, portando uma espada, agride o guarda Malco, decepando-lhe a orelha; ao que Jesus interveio, cicatrizando o ferimento do mesmo e admoestando o seu discípulo com a famosa frase: “Embainha a tua espada; pois todos os que tomam a espada, morrerão à espada.” (Mateus, 26 : 52).  Como exemplar lição de serenidade, mansidão e perdão imparcial, ajudando mesmo aquele que representava ser um perseguidor que o levaria ao suplício e morte física.

Neste contexto, o iluminado espírito Emmanuel nos chama a atenção para o próprio simbolismo do madeiro crucial, quando, para nos fazer refletir, escreveu: “A cruz do Mestre tem a forma de uma espada com a lâmina voltada para baixo. Recordemos, assim, que, em se sacrificando sobre uma espada simbólica, devidamente ensarilhada, é que Jesus conferiu ao homem a benção da paz, com felicidade e renovação.” (do livro Fonte Viva, c. 114 – psicografia de Chico Xavier).

Desse modo, podemos afirmar convictos, que o bem jamais será conquistado e a paz jamais será alcançada, sob os fundamentos do egoísmo que origina as idéias beligerantes, fomentando a mortandade, a crueldade, a destruição e tudo mais de que resulta a iniqüidade.  Do mesmo modo como ocorre em nosso íntimo, quando abrimos o campo da imaginação ao egoísmo representado pelo veneno do ódio, do rancor, dos melindres das mágoas de todas as formas, da incompreensão e da intolerância, em que alimentamos uma verdadeira guerra mental contra os nossos semelhantes, o que resulta em graves prejuízos de nós próprios.

Ao contrário, o bem como a paz, somente poderão ser alcançados quando soubermos vivenciar o verdadeiro sentido de amar a Deus de todo o nosso coração e de todo o nosso espírito, e ao próximo como a nós mesmos. Tal como asseverou o Divino Mestre, em resposta aos fariseus, quando consistiu: “Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas”. (Mateus, 22: 34 a 40).

Afinal, se rogamos tanto ao Pai Celestial o perdão de nossas faltas, por que negar isto, de nossa parte, aos nossos irmãos de jornada sempre que se fizer necessário?

Portanto, meditemos sobre a necessidade do exercício da humildade, da mansidão, do perdão e da caridade, em meio à nossa interação social com os nossos semelhantes, seguindo os exemplos e ensinamentos Divinos. Assim, se tivermos que alimentar uma contenda, que seja em nosso íntimo, no bom combate contra nossas más inclinações, em busca do nosso aprimoramento moral-espiritual, com abnegação e força de vontade, a fim de que não tenhamos que repetir reencarnações expiatórias aflitivas, combatendo as sombras negativas para que resplandeçam as luzes do amor em forma de paz e harmonia.

Devaldo Teixeira de Araújo.

https://blogdoteixeira.com/  #   devaldo@hotlink.com.br

[Autorizada a divulgação desde que respeitadas a integridade e autoria do texto]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s