Sadia Recordação de Uma Harmoniosa Convivência

Reflito, agora, com sadia saudade, de um animal estimado que conosco conviveu – eu e meus filhos, durante cerca de dez anos… Trata-se de uma cadela de nome Nina, falecida recentemente, cujo nome foi dado em homenagem a uma grande amiga e companheira de jornada, com o mesmo apelido-nome: maravilhosa mulher por quem tenho grande admiração e apreço, merecedora de todo reconhecimento possível por sua grandiosa e amorosa dedicação à família, aos amigos e aos semelhantes indistintamente, com quem interage demonstrando amor ao próximo na melhor concepção do termo, como médica capaz e solidária, e que não cabe aqui estender tantos elogios de que é merecedora.

Feitas as homenagens nominais, volto à reflexão sobre a proveitosa convivência com a nossa cadela que sempre demonstrou, como é comum em animais de estimação: afetividade, lealdade e companheirismo, em inúmeras oportunidades em que demonstrou tudo isto. Por isto, muito se diz que o cão é o melhor amigo do homem, até como força de expressão para caracterizar realmente uma extraordinária relação de amizade. Ainda assim, o melhor eu não diria, para não cometer uma injustiça, mas, podemos considerar certamente como um companheiro ímpar, amigo de fato, cuidadoso e leal, de que temos inumeráveis comprovações, de que os exemplos não deixam dúvidas e que não caberia aqui enumerar.

Inclusive, muitos livros têm sido editados sobre o assunto, relatando fatos notórios com extraordinários exemplos das qualidades acima enumeradas e a certeza de que os animais mantém um entendimento com quem se ligam de alguma forma, revelando algo de seu princípio vital, espiritual, de alguma natureza, como uma inteligência rudimentar, dando mostras de entendimento, compreensão e capacidade de aprendizado, que muito tem se utilizado nos adestramentos de que somos testemunhas, por muito se divulgar.

Cito, entre outros livros em que se trata dos animais, sobretudo o cão; “As Mil Faces da Realidade Espiritual” de autoria de Hermínio C. Miranda, em que no capítulo 8, sob o título – Os Animais, Nossos Irmão Menores; trata das comunicações entre os animais, como também entre animais – ser humano e vice-versa. Da mesma forma como podemos estudar o assunto no “Livro do Espíritos” – Cap. II – 2ª Parte – Os animais e o homem; e no “Livro dos Médiuns – Cap. XXII – Mediunidade dos Animais. Para aqueles que se interessam pelo tema e admiram a natureza divina e maravilhosa com que interagimos, para a nossa evolução espiritual.

E, como sabemos, os animais fazem parte de nossa vida, de alguma maneira. Seja como companheiros, como já citado, ou outros tipos de ajuda como, por exemplo, os equinos que outrora já foram considerados meio de transporte tanto pessoal como de carga. Além daqueles que ainda hoje nos sevem de alimento de variadas formas e modos, sem os quais, certamente, em nosso estágio atual, não sobreviveríamos. E que dizer dos animais que contribuem com o sacrifício de suas vidas para o progresso da ciência em nosso proveito, como o caso dos animais de laboratórios, em todo o mundo, conhecidos como cobaias, utilizados para experiências científicas na produção e aplicação experimental de todo tipo de medicação, para o nosso próprio benefício.

Daí, a importância que representam para a humanidade e a necessidade de sabermos interagir com o devido respeito aos nossos irmãos menores – os animais, conscientes de que, como nós, são criaturas divinas, em interação conosco e a natureza, para uma harmoniosa convivência.  E lembro, então, de quantas vezes pude emitir uma prece junto à querida cadela Nina, com fervor, rogando o amparo dos Espíritos da natureza para ajudá-la no processo de evolução do seu princípio vital-espiritual, em convivência conosco, a qual, nesses momentos deixava transparecer uma indelével fisionomia de indescritível tranquilidade, paz e harmonia… e nos entendíamos…

Eis uma justa homenagem a todos os animais, nossos irmãos menores, em nome da querida Nina!

Devaldo Teixeira de Araújo 

devaldo@hotlink.com.br

[Autorizada a divulgação desde que respeitadas a integridade e autoria do texto]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s