Evidências da Nossa Realidade Moral-Espiritual

Inicio esta reflexão lembrando, como por extensão, de outra contida no texto “Manifestações da Nossa Realidade Evolutiva”, e que ainda relembra uma outra – “A Barbárie Remota ainda Perdura”; por considerar que englobam-se na mesma linha de raciocínio em que tratei do comportamento humano como Seres Espirituais que somos e evidenciamos em nossas exteriorizações, mesmo inconscientemente.

Refiro-me, agora, aos recentes acontecimentos sociais, de natureza policial, na região metropolitana do Recife, quando a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado decretaram greve (15.05.2014), reduzindo drasticamente o policiamento nas ruas… Foi o bastante para que alguns grupos se aproveitassem desse estado para promoverem saques a lojas e assaltos em vários pontos da região. E a expressão que mais se aproximou da realidade foi usada pelos meios de comunicação – “um verdadeiro caos!”. As casas comerciais em geral fecharam as portas, encerrando os trabalhos mais cedo; o movimento de veículos diminuiu drasticamente, deixando as ruas quase desertas; a população preocupada, com medo não saia às ruas; inclusive as Redes de TV locais filmaram e mostraram nos jornais televisivos, sobretudo os saques e o vandalismo empregado pela turba ensandecida. Foi algo inusitado, fugaz como sempre acontece, mas deixando um rastro de destruição, prejuízos e medo. Pelo simples fato de se haver propagado que não havia policiamento nas ruas… Deixando-nos a indagar: Por que tudo isso?  Onde a ética?  Os princípios morais que devem nos reger?  A própria consciência? …

Sem me alongar em comentários sobre a pronta atuação da Força Nacional de Segurança Pública, do Exército Brasileiro e da própria Policia Militar de Pernambuco, em caráter emergencial; por não ser o objetivo deste Blog, como diz bem sua denominação; tampouco sobre os aspectos políticos e socioeconômicos, que precisam e devem ser analisados pelos setores competentes dos Poderes Públicos e Privados, para que fatos como estes não mais se repitam:

Reflito tão somente sobre como tais fatos atestam a inferioridade moral-espiritual em que nos situamos como uno espiritual em vivência coletiva nesta dimensão terrestre, embora tenha sido perpetrado por uma minoria. E como tal, ainda temos que conviver com tais dissabores, por estarmos no mesmo plano incorpóreo, muito embora as grandes diferenças individuais ou mesmo grupais.

E não podemos esquecer de como fenômenos negativos como este exercem uma influência tão grande em uma coletividade, a ponto de deixar a maioria atônita, perturbada, provocando medo e extemporâneas mudanças de hábitos. Ao mesmo tempo em que nos faz meditar sobre como seria a barbárie de tempos remotos, em que prevalecia a ‘lei da força, do mais forte’ e o quão certamente já fomos piores e tão desumanos… E, por termos evoluído um pouco mais, nessas ocasiões aflora um sentimento de tristeza, indignação e clamor por justiça… humana! …

Porque, a justiça Divina sempre se efetua, de todos os modos, em qualquer circunstância, a todo momento.  E nada é por acaso.  Ainda nessas ocasiões, há uma razão de ser e acontecer, de nossa inteira responsabilidade, enquanto configurados como um todo coletivo de que já falei; por contrariarmos as leis da natureza em seus aspectos Divinos; pelo que fomos e ainda somos; pelo que fizemos e ainda fazemos; mergulhados nas ilusões mundanas e afastando-nos da lei de amor e caridade tão bem ensinada e exemplificada pelo Divino Mestre Jesus; e que a nossa limitada visão só nos deixa entrever, quando deveríamos, além de ver, bem compreender e praticar, como verdadeiros cristãos.

Estejamos conscientes de que a transição planetária está acontecendo, ainda que não percebamos, e é preciso que estejamos atentos para as mudanças imprescindíveis a fim de que, como Espíritos eternos, possamos usufruir do Plano de Regeneração; evidenciando a nossa realidade renovada e não mais de tal modo…  E assim será!  Disso tenho convicção.

 

Devaldo Teixeira de Araújo

devaldo@hotlink.com.br

[Autorizada a divulgação desde que respeitadas a integridade e autoria do texto]

Anúncios

Um comentário sobre “Evidências da Nossa Realidade Moral-Espiritual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s