Manifestações da Nossa Realidade Evolutiva

Tudo no Universo, como efeito inteligente, evidencia uma “inteligência suprema, causa primária de todas as coisas” – Deus. Assim como todo ente, em si, demonstra a sua própria natureza e serventia, com os sinais que lhes revelam: Os vegetais com seus frutos que alimentam e as flores que adornam; os minerais como fonte substancial para o progresso humano; a água, o ar e tudo mais, que representam mananciais divinos com suas utilidades imprescindíveis à existência humana, sem o que não existiríamos. Da mesma forma que todos nós exteriorizamos, de algum modo, as características que nos distinguem individual e coletivamente.

Reflito sob o assunto em epígrafe com relação às manifestações gerais da humanidade que denotam, pelas características de que se revestem, o nosso real estado evolutivo, quando analisadas sob o aspecto espiritual, ou seja: toda esta situação social com que lidamos, em seus vários aspectos, como a violência que prolifera, as diferenças sociais que ainda perduram e causam tanta miséria, a ambição que corrompe a muitos, e tantas outras; evidenciam a nossa condição de imperfeição moral-espiritual como um todo de que fazemos parte; da mesma forma como, felizmente, existem pessoas e grupos que em contraposição a tudo isso, agem corretamente, e até em benefício da coletividade, altruisticamente.

O que demonstra a heterogeneidade característica do nosso atual estágio evolutivo em geral, de tão diferentes níveis, que abrange notáveis personalidades de exemplares atitudes voltadas ao bem; como também seres da mais baixa condição moral, ainda renitentes no mal, como figuram nos noticiários policiais tão em voga. E, como nos esclarece os ensinamentos espíritas, tudo isso ocorre por ora vivenciarmos o “estágio espiritual de expiação e provas”, de que fazemos parte e onde o mal ainda predomina de algum modo, não obstante o progresso já alcançado e as mudanças efetuadas e em contínuo andamento.

E por isso, devemos nos conscientizar da nossa primordial tarefa de aprimoramento moral-espiritual, tanto no aspecto individual como na decorrente importância para com o aspecto geral, coletivo; buscando exercitar a prática das virtudes tão bem exemplificadas pelo Excelso Mestre Jesus; a fim de que realizando a nossa parte, ainda que ínfima, contribuamos para melhoria do mundo, assim como para nossa própria evolução, razão fundamental de aqui estarmos em mais uma oportuna reencarnação, que não devemos desperdiçar.

Portanto, é preciso que tenhamos coragem e força de vontade para realização das obrigações que nos estão afetas, de que somos eternamente responsáveis e a que responderemos inevitavelmente, perante Deus, refletido em nossa própria consciência. E cedo ou tarde despertaremos para essa realidade, no processo de crescimento de nossa alma, com a superação das dificuldades inerentes à nossa condição de espíritos imperfeitos na busca da própria expansão aos cimos da perfeição possível, ainda que relativa. Bastando para isso, a sintonia superior com a prática do bem em sua expressão mais sublime – a caridade para com os nossos semelhantes na figura dos necessitados de todo instante.

Cuidemos então de evitar as manifestações malconduzidas, a fim de nos aperfeiçoarmos com a prática de condutas corretas e assim contribuirmos pelo próprio exemplo, em benefício de todos, para um mundo melhor, coerente com os avanços esperados no Século XXI, em que se dará a transição necessária para consolidação do próximo ‘Estágio Espiritual de Regeneração’, onde o mal não mais predominará, tornando-se mais homogêneo e fraterno, em paz e harmonia.

Fácil imaginar o quanto a humanidade será, verdadeiramente, bem mais feliz…

 

Devaldo Teixeira de Araújo

devaldo@hotlink.com.br

[Autorizada a divulgação desde que respeitadas a integridade e autoria do texto]

Anúncios

2 comentários sobre “Manifestações da Nossa Realidade Evolutiva

  1. Pingback: Evidências da Nossa Rrealidade Moral-Espiritual | Blog do Teixeira
  2. Pingback: A Humildade Manifesta no Ato de Pedir Desculpa | Blog do Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s