Tudo Tem Sua Utilidade e Nada Acontece por Acaso

A realidade contida no título desta reflexão pode ser percebida, desde que; tendo a compreensão plena da nossa existência como seres humanos em estágio terreno para aprimoramento espiritual, cujo Espírito, ou alma, como comumente se diz; preexiste e subsiste à vida física neste Planeta; saibamos aproveitar bem todas as oportunidades, em tudo que nos ocorra, como lição para o nosso aprendizado e progresso.   

Os desdobramentos dessa realidade configuram-se em toda nossa existência e muitas vezes não percebemos por falta de entendimento ou diligência pertinente.  E em tudo, a presença divina a nos ajudar e muitas vezes socorrer dos iminentes embates, ou mesmo resgatar quando decaímos; em infinitas formas de expressão e ação.

A primordial compreensão que devemos ter, creio, é a de que o nosso mundo é uma escola, de que já falei antes (vide “O MUNDO – É A ESCOLA DA VIDA), em que nos dispomos a estagiar em permanente aprendizado e aprimoramento. A partir daí, devemos sempre entender que tudo que acontece em nossas vidas temos de considerar como lições de que nos cabe aprender, para as devidas correções e aplicações, no que couber corrigir e aplicar em nosso proveito. E não somente concernente ao aprendizado formal, mas, em tudo o que ocorre a nossa volta, do mais simples ao mais eminente episódio, sobretudo nas adversidades. Como disse Bruce Lee: – “Faça da pedra de tropeço, um degrau de subida. Transforme cada fato negativo, em uma experiência positiva.” – “Um homem sábio pode aprender mais com uma pergunta tola do que um tolo com uma resposta sábia.” O que representa, nesse contexto, uma grande verdade.

Aprofundando mais esta reflexão, sob o aspecto espiritual, há de se perceber que grandes ou pequenos atropelos geralmente são os meios ou agentes de que se serve a espiritualidade amiga para nos alertar, reencaminhar, ensinar, em nossos desvios dos procedimentos corretos, seja por pensamentos, palavras ou atitudes; desde que estejamos em sintonia superior, com humildade, atentos ao aprendizado espiritual de que tanto carecemos para o nosso equilíbrio e evolução.

Da mesma forma que a própria dor física significa um alerta de que algo não está bem em nosso fisiologismo. Assim acontecendo com os sintomas, como a febre, e tantos outros de que todos nós temos conhecimento e que representam uma reação a algum mal, para que tomemos as devidas providências.

E como sempre lembro e recorro aos ensinamentos da Espiritualidade luminosa, em toda meditação, valho-me das lições do esclarecedor espírito amigo Emmanuel, quando disse – “…. há épocas em que as feridas do corpo são chamadas a curar as chagas da alma, e situações em que a paralisia ensina a preciosidade do movimento. ….” (Fonte Viva – c. 89).  Ah! Que lição maravilhosa numa simples frase! Nada mais verdadeiro, e oportuno nesse contexto, para nos conscientizar de que sempre devemos agradecer a Deus pelas oportunidades de crescimento espiritual, com resignação, até mesmo nas dores, obstáculos e adversidades de qualquer natureza, cônscios de que nada acontece à revelia Divina e seus Desígnios, em nosso próprio benefício e de toda humanidade.

Eis porque aqui estamos em aprendizado e nos desenvolvendo, passo-a-passo, configurando como degrau os úteis obstáculos; não por acaso…

Devaldo Teixeira de Araújo.

devaldo@hotlink.com.br

[Autorizada a divulgação desde que respeitadas a integridade e autoria do texto]

Anúncios

Um comentário sobre “Tudo Tem Sua Utilidade e Nada Acontece por Acaso

  1. Pingback: Morte, a Grande Passagem – O Retorno | Blog do Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s