A VERDADE É QUE ESTAMOS NO MESMO PLANO ESPIRITUAL

Ocorreu-me uma reflexão sobre as queixas que ouço, aqui e alhures, em relação aos malefícios de toda natureza encontrados em nossa sociedade de que não faltam apontadores: indicativos estatísticos, mídia sequiosa por escândalos, jornalismo sensacionalista, a própria observação prática do dia-a-dia, etc., e daí, naturalmente, os discursos inflamados como virtual afronta por aparente indignação e revolta ante tantos males… que, acalmado os ânimos, tudo volta ao ‘normal’, como dantes, ao menos aparentemente…

E cada um que se julgue imerecedor de tal situação, como se em tudo agíssemos corretamente ou fôssemos de outro planeta e nada tivéssemos com isso; quando na realidade se aqui estamos e por tudo isso passamos não é por acaso e sim, por pertencermos ao mesmo estágio evolutivo, ainda inclusos no mesmo plano – de expiação e provas, e, sem nenhuma dúvida, tudo o que ocorre de maneira geral é decorrente do que somos, fizemos e ainda fazemos, como um todo, consequentemente sujeitos a tudo isso. E daqui não  ‘sairemos’ sem que nos aperfeiçoemos ainda que relativamente, ou seja, vivenciando o que disse Jesus:  “… em verdade te digo que não sairás dali até pagares o último ceitil.” (Matheus, capítulo V,vers. 25 e 26.)

Portanto, é preciso que todos se conscientizem de tudo isso para não cogitar de revolta em se julgando à parte dos processos de resgates e provações. Basta ater-se a um só aspecto no amplo exercício de cidadania, de nossa responsabilidade nesta atual conjuntura, para descobrir logo nossas falhas; como a escolha de nossos mandatários nas áreas administrativas e político-econômicas, alvo de tantos escândalos, o que implica em má escolha, e aí estão eleitos democraticamente por nós, enquanto maioria… E não vale o – não fui “eu”, “eu” não fiz, etc.  Nesse contexto, fazemos parte de uma coletividade e nos situamos no mesmo nível evolutivo geral, embora as diferenças individuais notáveis. E estamos sujeitos às vicissitudes inerentes a isso. E, aqui estando em cumprimento às leis divinas de causa e efeito de que já falei e muito se tem explicado, temos que contribuir para melhoria nossa e da coletividade de que fazemos parte, com atitudes eticamente corretas, o devido bom senso na justa aplicação da compreensão, tolerância, entendimento fraterno, como da própria justiça, naquilo que nos couber.               

Por isso, sempre destaco a necessidade de em toda observação analítica, antes de reagirmos por pensamentos, palavras ou mesmo ação de alguma forma, refletirmos com o entendimento de uma visão mais ampla sobre tal realidade, inclusive e principalmente, o aspecto espiritual.  E enalteço a necessidade da compreensão inequívoca de que, antes de tudo, somos Espíritos Eternos, momentaneamente em estágio reencarnatório neste planeta, para correção de nossas imperfeições no exercício do nosso aprimoramento moral-espiritual. E tenho convicção de que essa compreensão é imprescindível e independe de preceitos religiosos ou filosóficos de qualquer origem, por sua natureza racional e, por isso, seus princípios lógicos aplicáveis a qualquer preceito moral, religioso ou filosófico; bastando para isso, apenas libertarmo-nos dos preconceitos, dogmas ortodoxos, ideias materialistas preconcebidas, mistificações e superstições; de que falei mais, anteriormente (vide Convicção Espírita).

Só assim, creio convictamente, perscrutando o nosso íntimo na busca da verdade que harmonize nossa mente, para uma vida equilibrada, voltada ao bem comum, em perfeita interação com as leis divinas da natureza como um todo, alcançaremos a real e verdadeira felicidade – a paz de espírito; compreendendo, neste contexto, que ora somos humanos e estamos no mesmo plano espiritual.

Devaldo Teixeira de Araújo.

devaldo@hotlink.com.br

[Autorizada a divulgação desde que respeitadas a integridade e autoria do texto]

Anúncios

Um comentário sobre “A VERDADE É QUE ESTAMOS NO MESMO PLANO ESPIRITUAL

  1. Pingback: Feliz Ano Novo | Blog do Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s