EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE – TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

Certa feita, perguntado sobre “a evolução pela qual vai passar a humanidade”, assim respondi:

O estudo, com a devida reflexão e entendimento, da Codificação Básica do Espiritismo nos revela tudo; além de livros como “A Caminho da Luz”- Emmanuel/Chico Xavier; “O Problema do Ser, do Destino e da Dor”de Léon Denis; as obras de Joanna de Angelis/Divaldo Franco; de André Luiz/Chico Xavier e, mais recentemente, “Transição Planetária” de Manoel Philomeno Miranda/Divaldo Franco; entre muitas outras publicações dessa natureza.

Em resumo, pela reflexão e estudo aplicado, tenho convicção de que somos espíritos eternos e como tal criados simples e ignorantes, desde os primórdios, para consecução da evolução gradativa a que estamos destinados, com as necessárias reencarnações, o bom uso do livre arbítrio e o esforço individual na superação dos obstáculos internos e externos, para o nosso aprimoramento moral, espiritual; dependendo, claro, de cada um.

No atual estágio em que tramitamos – de expiação e provas – onde o mal ainda prevalece sobre o bem de uma forma geral, a evolução da humanidade acontece de forma gradual – individual e coletivamente. Ninguém e nada está fora das leis da evolução. Sempre estaremos progredindo, embora individualmente possamos estacionar (nunca regredir). A falsa aparência de que, como dizem: “a vida ou o mundo está pior que antes!” (em face da atual violência, injustiças sociais, etc.), deve-se a nossa visão deturpada e limitada do Universo Divino como um todo.

Ocorre que o estágio moral/espiritual em que nos situamos (espíritos imperfeitos) no planeta em vivemos (expiação e provas) é muito amplo e abrange seres de boa e má índole, em suas infinitas variações, como podemos perceber; desde exemplos como Chico Xavier, Madre Tereza, Irmã Dulce e tantos outros de todas as religiões e doutrinas filosóficas; como também há criminosos de todos os níveis de crueldade. Daí, toda essa heterogeneidade que vivenciamos. Contudo, sempre estamos progredindo, evoluindo.

E breve o nosso planeta haverá de mudar de plano ou grau de evolução, deixando de ser “expiação e provas” e tornando-se “de Regeneração”- onde o bem prevalecerá sobre o mal em todos os níveis. Para isso, espíritos recalcitrantes no mal não mais reencarnarão na Terra. Estes, pela atração magnética natural da sintonia moral, irão para outros mundos, dimensões espirituais compatíveis, como vale lembrar: “Há muitas moradas na casa do meu Pai…”- (João, 15: 1 a 3).

Então, convivendo com uma população terrestre – de encarnados e desencarnados que cogitem apenas do bem, não teremos mais ‘expiações de resgates’ e sim ‘trabalhos de provações’ na prática do amor. Fácil imaginar o quão seremos bem mais felizes, sem todos estes males que ora nos assolam, frutos da ignorância e da maldade que ainda prevalecem. Isso, claro, para os que aqui permanecerem a conviver (reencarnados e desencarnados), pela transformação moral e o esforço no domínio das más inclinações e das influenciações, por intermédio das experiências reencarnatórias.

Há informações de que isto se dará ao longo deste 3º Milênio… Portanto, atentemos para as transformações evidentes já em curso e, valendo salientar que somos eternos, urge cogitarmos da nossa real transformação íntima de pensamentos e atitudes, com a convivência fraterna, na prática da lei de justiça, de amor e de caridade na sua forma mais ampla e pura, como nos ensinou Jesus; para, enfim, desfrutarmos das venturas do porvir…

Devaldo Teixeira de Araujo

devaldo@hotlink.com.br

[Autorizada a divulgação desde que respeitada a integridade e autoria do texto]

Anúncios

Um comentário sobre “EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE – TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

  1. Pingback: Reforma Íntima | Blog do Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s